sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma prova para testar sua capacidade interpretativa

Escutei alguns comentários acerca da presença dos guardas da polícia estadual de trânsito aqui em nossa cidade. Cheguei a ouvir numa emissora de rádio local um parlapatão induzindo os filhos do Apodi à crença de que o atual prefeito - FLAVIANO, havia prometido em discurso – no período da campanha - que isso jamais aconteceria em seu governo. Mandava inclusive que os cidadãos buscassem no Youtube o vídeo que nele estaria a prova do que dizia nos microfones da rádio.


Não precisei fazer isso, pois, tinha o vídeo em casa, e além do mais, sou citado no mesmo pelo então candidato a prefeito. Estava ao seu lado naquele momento ímpar da campanha de 2012. Rally da liberdade no Vale do Apodi.

Fiz questão de transcrevê-lo para que os filhos do Apodi possam também tirar suas próprias conclusões.

(...) Vocês do Vale sabem de um recente problema nosso. Há bem pouco tempo, a sorte é que chegou a eleição, viu vereador, Jr Carlos! Você sabe, Pedro! Você sabe, vereador... Chico de Marinete. A questão do transporte: Há bem pouco tempo atrás aqui tava a polícia estadual aqui correndo atrás dos filhos do Apodi pra prender a moto e levar pra Mossoró. Há bem pouco tempo atrás. Parou por causa da eleição. Mas ninguém sabe depois da eleição, se isso não vai voltar.

A Nova Geração não é contra a “ilegalidade”. Se é uma coisa legal, tudo bem. Agora o meu questionamento, vereador Jr Carlos. É por que não se fez isso em Severiano Melo, em Rodolfo, em Itaú, em Caraúbas??? Por que só com Apodi??? Por quê só essa discriminação com os filhos do Apodi??? E Zé Maria, você é comerciante, sabe do prejuízo que causa a Apodi quando aqueles amarelinhos, azulzinhos estão dentro da cidade. Você sabe... os azulzinhos, né? Agora é azul a farda deles... Vocês sabem que os amarelos não “dá” prejuízo a ninguém, dá liberdade...! E nós vamos enfrentar isso. Aqui quem vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria, sabe quem é que vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria? O povo do Apodi. E aqui vai ter dono. A partir de 1º de janeiro. E quem manda aqui “é” os filhos de Apodi. E polícia estadual que vier perseguir filho do Apodi no governo de Flaviano e Zé Maria nós vamos perguntar a ele se o Rio Grande do Norte é só Apodi. Prá ele perseguir filho do Apodi, ele tem que perseguir também os outros filhos do Rio Grande do Norte. Se não, saia da nossa cidade que quem manda “é” os filhos do Apodi. Vamos pensar dessa forma. Não indo contra a “ilegalidade”, que nós não apoiamos a ilegalidade. Agora discriminação, imposição, falta de respeito com o povo, nós vamos enfrentar isso. Porque nós vamos defender vocês. A real essência de estarmos aqui nesse dia todo, “É” vocês, o povo, os filhos do Apodi, sofrido, abandonado, sem assistência, morando em casa de taipa, sem estrada, sem saúde, sem universidades para os nosso filhos.(...)

Responda de acordo com o texto e não com o seu ponto de vista político partidário.
1. O candidato, ao discursar, diz que no seu governo polícia Estadual de trânsito será proibida por ele de entrar em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

2. Quanto ao questionamento do candidato Flaviano Monteiro sobre a presença dos guardas de trânsito em Apodi, ele se mostrou de acordo?
(        ) sim
(        ) não

3. O candidato acha que a presença dos guardas de trânsito em nosso município tem sido uma discriminação com os filhos do Apodi?
(        ) sim
(        ) não

4. O então candidato é a favor do que é legal quanto ao transito...
(        ) desde que a legalidade seja cobrada em todo o Rio Grande do Norte.
(        ) deve ser cobrada só em Apodi.

5. O candidato se mostrou contente com a presença dos amarelinhos/azulzinhos em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

6. O candidato da época, hoje é o prefeito exercendo mandato. Seu discurso de candidato vai de encontro a sua prática como gestor no tocante ao tema?
(        ) sim
(        ) não

7. O candidato disse que em seu governo iria enfrentar esse problema. Que sugestão você tem sobre o assunto?

8. A palavra ilegalidade foi utilizada no discurso. Que figura de linguagem poderia ser associada à ela no texto?

Prof. Pedro Filho

0 comentários:

Postar um comentário