sábado, 16 de março de 2013

Soledade recebeu a câmara dos vereadores nesta quinta



Nesta quinta a população do distrito de Soledade pôde presenciar pela primeira vez uma sessão ordinária na capela local. O evento contou com a presença dos 13 vereadores que liderados pelo presidente João Evangelista, foram unânimes a respeito do desenvolvimento do distrito. A questão água foi o principal enfoque da população, mas outros assuntos, também foram abordados.


Aproveitando a oportunidade a população apresentou aos legislados várias reivindicações listadas abaixo:


AGENDA POSITIVA DO DISTRITO DE SOLEDADE

Reivindicações aos excelentíssimos vereadores da Câmara municipal de Apodi/RN

Viemos através dessa, comunicar ao poder legislativo as reivindicações da comunidade do Distrito de Soledade, externando a total confiança na casa de que as mesmas serão observadas e repassadas ao poder executivo, pra que o mesmo possa tomar as devidas atitudes, para sanar os problemas citados, beneficiando assim OS moradores da referida localidade.

EDUCAÇÃO

• Sendo localizado na comunidade se não o maior, mas um dos maiores colégios do município esperamos dos poderes legislativo e executivo, políticas que possam melhorar o aprendizado dos alunos, com a capacitação dos professores e demais funcionários da instituição de ensino.

• E que os mesmos trabalhem para a implantação do ensino do segundo grau no distrito, e oferta de cursos preparatórios para o vestibular ofertados de forma gratuita pelo poder executivo municipal.
• Que em parceria com outras entidades possam ofertar cursos profissionalizantes para os jovens preparando-os para o mercado de trabalho.
• O funcionamento do tele-centro onde os jovens da comunidade possam realizar pesquisas educacionais.
• Parceria para a implantação de projetos onde possam ser atendidos os jovens com oferta de atividades extracurriculares que venham a colaborar na construção de cidadãos de bem.

SAÚDE

• Conclusão da (UBS) unidade básica de saúde, já que a mesma encontra-se em fase de conclusão e efetivação dos trabalhas referentes a mesma , o que trará benefícios não só a comunidade, mais a toda região da chapada. Tendo em vista que a UBS desenvolverá atividades de atendimento básico, aos moradores da Chapada sem ser necessário o deslocamento dos mesmos para a sede do município.

MORADIA

• Erradicação das casas de taipa, encontradas na comunidade. Acabando assim com os riscos oferecidos os seus moradores pela contaminação da doença de chagas. E também oferecendo uma moradia digna aos mesmos.

• Construção de conjunto habitacional atendendo a necessidade das famílias da comunidade

SEGURANÇA

• Construção de um posto policial na comunidade, tendo em vista ser um sonho antigo dos moradores, e se não possível a instalação de rondas frequentes durante todos os dias da semana, principalmente aos sábados e domingos no horário de funcionamento de bares, para combate do comercio de bebidas alcoólicas a menores de idade, e comercio e uso de drogas existentes em nossa comunidade, e a poluição sonora proporcionada pelo uso de paredões vindo da cidade de Apodi onde seu uso é proibido.

LAZER

• Conclusão da obra de ampliação da quadra de esportes, sendo transformados em ginásio. Feito que proporcionará aos jovens da região uma alternativa de lazer com a realização de atividades esportivas.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

• Reposição de luminárias, e colocação de novas em postes recém-implantados nas ruas da comunidade.

ADUTORAS – Retomada das atividades para termino da perfuração de poço tubular no distrito de Soledade II e implantação de adutoras, para abastecimento da Rua São José e Rua São João, beneficiando mais de 70 famílias domiciliadas naquele setor da comunidade. E construção de caixa elevada, e adutoras para atender a necessidade das famílias domiciliadas na região central do distrito tendo em vista a precariedade do abastecimento proporcionado pelo crescimento da comunidade e construção de novas moradias.

PAVIMENTAÇÃO

• Pavimentação das ruas da comunidade referentes ao centro e demais como: Rua Valdemiro Barbosa, Rua Antonio Targino que dá acesso ao Lajedo, ponto turístico reconhecido mundialmente, Rua do Lajedo, Rua São José, São João, Conjunto Novo e Rua do campo. E construção de lombadas nas mesmas.
• Construção de pontos de paradas de ônibus na rua que do acesso à comunidade.
• Reforma da Praça do museu e sua arborização.
• Construção da Praça em frente ao colégio municipal Francisco Targino.
• Colocação de lixeiras e coletoras nas ruas da comunidade.
• Implantação de um calendário de limpeza geral da comunidade.

TURISMO

• Faz-se necessário que o poder público municipal de a atenção devida ao Distrito de Soledade, que é uma das maiores comunidades do município, e também pela existência do sítio arqueológico. Requerendo assim a implantação de políticas públicas que ofereçam melhores condições para o desenvolvimento do turismo na comunidade.

ECONOMIA

Sendo a extração da CAL a maior fonte de renda da comunidade, esperamos que os poderes executivo, legislativo e judiciário trabalhem em conjunto pra alavancar essa atividade respeitando as leis, e acima de tudo garantindo o sustento das famílias que vivem da extração e comercialização dessa matéria. E que tenham consciência em particular o poder executivo, da aplicação de recursos oriundos dessa atividade deixados no município através de impostos sendo uma parcela aplicada na referida comunidade.

População do Distrito de Soledade.

Tendo como tema principal o Distrito de Soledade todos os vereadores apresentaram os seguintes requerimentos:


098 – Pede ao prefeito municipal de Apodi providenciar imediatamente o inicio das obras da adutora de Soledade.

097 – Encaminha oficio ao prefeito municipal para continuidade da perfuração do poço Soledade II como também construção da caixa d’água da comunidade.

102 – Requer do poder público municipal a pavimentação das principais ruas do Distrito de Soledade.

105 – Requer do poder público retomada das obras da UBS e quadra de esportes em Soledade.

O presidente Evangelista relatou que a sessão foi muito proveitosa, pois a população esteve mais presente junto aos vereadores e destacou que outros encontros deste tipo ocorrerá nos próximos meses em outras comunidades.

0 comentários:

Postar um comentário